Filme "A Onda"


By on 09:20

Baseado em uma história real o filme "A Onda" mostra como é possível a criação de doutrinas ideológicas em sala de aula, não só no passado, mas atualmente.
O filme que foi adaptado do ensaio The Third Wave (A Terceira Onda), do professor de História Ron Jones, no qual relata sua experiência numa escola da Califórnia (EUA), em 1967, na tentativa de explicar na prática como Hitler e o Partido Nazista chegaram ao poder na Alemanha.

Tudo acontece em uma semana de aula onde o professor e seus alunos criam o movimento A Onda, tudo a partir de normas de conduta, espírito coletivo, disciplina e a busca de um bem maior.

O filme mostra a vida pessoal de alguns alunos, deixando claro que dependendo da familia e dos problemas que determinadas pessoas podem ter, são mais fáceis de serem manipuladas.
O filme conta com um final quase que trágico em uma partida de pólo aquático onde o professor, quase que tardiamente, percebe que precisa por um ponto final em tudo aquilo.

O Filme é bom e com certeza recomendado a todos em geral, pois fenômenos como massificação, fanatismo e intolerância são perigosos e quem sabe não estão aí positivos e operantes?

No Mundo e Nos Livros

Há 5 anos o portal No Mundo e Nos Livros apresenta um conteúdo educativo em diversas áreas do conhecimento. Com foco em artigos, dicas de livros, e-books e documentários e com mais de 3 Milhões de leitores, oferecemos conteúdo e dicas grátis para os leitores.

18 Comentários:

  1. O filme mostra realmente o que acontece na formação de determinados grupos, isso nos leva a refletir sobre determinados aspectos que podem nos deixar inteiramente ligados a eles.

    ResponderExcluir
  2. Esse tipo de filme seria interessante a escola abrir um espaço para os pais, já que os filhos são um " público alvo" dos manipuladores,por causa da falta de atenção dos responsáveis.

    ResponderExcluir
  3. A Onda é um movimnto muito legal , mais fora de controle ,
    ameei o filme espero que assistam *-*

    ResponderExcluir
  4. O Filme é muito intessante,pois mostra a realidade de varios grupos,e nos leva a pensar sobre nossos atos na sociedade em que vivemos.

    ResponderExcluir
  5. Bom o filme "A Onda" vem nos alerta! E tambén alerta a alguns professores que gostao de manipular alunos que nem eles (professores) sabe oque o aluno alvo passa em suas residencias seu comvivio pessoal e tercuidado de quando der uma sugestao pra que os alunos cumpra vejas com sabedoria oque pode vir de positivo e negativo que antess de tudo possa ter um ponto é na escola é na sala de aula e nada mas .

    ResponderExcluir
  6. Gostei muito do filme nos alerta a varios aspectos!
    assistam vale a pena com certeza e sem duvidas...
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  7. sim o filme a onda pra mim foi muito imteresante quando vi pela primera vez amei e sempre tou vendo, sevir de lição

    ResponderExcluir
  8. e esse filme e do caralho!!
    recomendo.

    ResponderExcluir
  9. o filme a onda foi muito interessante pois mostrar pontos negativos e positivos de um grupo e assim podemos ver ater a onde a força de um grupo vai e como ele atingem a vida desses adolecentes

    ResponderExcluir
  10. O filme "A Onda" é muito interessante para quem quer ver como homem pode se envolver em varias causas quando bem motivado e usado. Minha professora de psicologia passou e toda a turma achou muito. Otimo para ser trabalhado e debatido

    ResponderExcluir
  11. Olá Pessoal,
    Bom ter vocês no Travessia.
    Que honra!
    Bem, gostei da indicação do filme A Onda. Vou ver e depois comento, ou não... rsrsrs
    Um abraço e parabéns pelo trabalho.

    ResponderExcluir
  12. o filme a onda e bom e muito gostoso de assistir vale apena assistir

    ResponderExcluir
  13. Estou na 8°série, meu professor de história passou este filme para tratar do movimento fascista e discutir um pouco sobre o trabalho em grupo e de um modo uma "exclusão". A discussão foi muito proveitosa e interessante. Recomendo o filme.

    ResponderExcluir
  14. Logo no começo do filme mostra os professores fumando, tirando cópias de livros e dando outra orientação para os alunos.
    Mostra a escola trabalhando individualmente e não em equipe como deveria ser.
    Ex.o professor não gostava da matéria e quando comentou que queria trocar nenhum de seus colegas lhe deu atenção.
    Lição de moral, muito bom.

    ResponderExcluir
  15. o filme a onda é muitoo beim planejado ! pois ajuda alunos e até msm professores a refletirem .

    ResponderExcluir
  16. Inquietante, perturbador e necessário! Tem uma crítica completa em http://www.artigosdecinema.blogspot.com.br/2012/03/onda-die-welle.html

    ResponderExcluir
  17. Quem não lembra desse nome Adolf Hitler?
    Pois é o filme retrata a mesma realidade em que o mesmo fez.

    ResponderExcluir